Pensar no ambiente é cada vez mais uma preocupação, tanto de turistas, como de gestores hoteleiros. Em Portugal, são vários os estabelecimentos que aderiram ao turismo sustentável, uma forma de utilizar recursos respeitando o ambiente, tendo também em conta as necessidades dos clientes e das atividades económicas.
Imagem de 95C por Pixabay
Um Turismo Direcionado Para O Ambiente
Antes do início da pandemia, assistimos a um grande desenvolvimento do setor turístico, que em 2019 contribuiu com 6,9% para a economia do país. O emprego aumentou, situando-se nos 336,8 mil postos de trabalho, bem como as dormidas, com mais 4,1%. Apesar de ter havido mais turistas americanos e brasileiros, houve também um reforço, em mais 7,5%, de hóspedes portugueses (Turismo de Portugal, 2020).
O crescimento do número de estadias veio, pois, provocar o aumento do consumo de recursos. Surgiu, então, a necessidade de adotar atividades que reduzam o seu impacto no ambiente, que se encontra muito afetado, comprometendo até mesmo a saúde de todos nós.
“Estamos aqui porque o mundo está a enfrentar uma grave crise climática. A rutura do clima está a acontecer agora e está a acontecer com todos nós. Estamos numa batalha pelas nossas vidas. Mas é uma batalha que ainda podemos vencer.” (Guterres, 2019)
As emissões de gases poluentes têm afetado, por todo o mundo, a saúde das populações. Os desastres climáticos que temos vindo a testemunhar, provocados pelo agravamento do efeito de estufa, estão na origem de doenças como a cólera, a dengue ou a malária (Organização Mundial de Saúde, 2019).
O desenvolvimento mundial do turismo fez aumentar as deslocações e consequentemente o seu contributo para a poluição atmosférica. Por essa razão, algumas unidades hoteleiras, e em particular as do nosso país, direcionam cada vez mais a sua atividade tendo em conta uma gestão sensata dos recursos.
Portugal Como Exemplo
O sucesso do turismo em Portugal fez com que este se destacasse no mundo da hotelaria, tendo recebido vários prémios, alguns dos quais dedicados ao turismo sustentável. Devido à degradação dos recursos naturais, atualmente existe cada vez mais procura por hotéis que promovem a sustentabilidade do setor. O galardão Green Key 2020 premiou 151 empreendimentos, entre os quais são exemplos, em Lisboa, o “Altis Avenida Hotel”, no Algarve, o “Crowne Plaza Vilamoura", em Mira, na região Centro, a “Casa da Lagoa”, no Norte, em Guimarães, o “Hotel Rural Vale do Rio”, nos Açores, o “Hotel Aldeia da Fonte” e na Madeira, o “Aparthotel Luamar” (Associação Bandeira Azul da Europa, 2020).
Imagem de Pam Patterson por Pixabay
Vejamos como o Altis Avenida Hotel implementa estas práticas. O seu modelo de gestão ambiental inclui procedimentos que visam reduzir as emissões de carbono, o consumo de água e de energia e fazer a separação de resíduos. Até mesmo as escovas de dentes são recicladas para produzir mobiliário urbano e os chinelos de quarto são reciclados e doados a instituições de solidariedade social. O hotel também sensibiliza os seus clientes a pouparem os recursos energéticos e a fazerem reciclagem. Outros conselhos dados aos turistas são reduzir o tempo no duche para 5 minutos, utilizar o copo ao lavar os dentes, em vez de apenas água corrente, e utilizar a meia descarga do autoclismo para poupar 3 litros de água (Altis Hotel Avenida, 2018).
Com estes pequenos gestos, não é apenas o ambiente que sai beneficiado, mas também a gestão financeira dos estabelecimentos, que desta forma, poupa mais.
Outras Áreas do Turismo Sustentável
Mas o turismo sustentável não se trata apenas de preservar o ambiente. Esta tendência emergente só é plenamente estabelecida se também contribuir para o bem-estar socioeconómico das comunidades em que se insere e respeitando os ecossistemas envolventes.